terça-feira, 15 de setembro de 2009

DESAPEGO

Recentemente reiniciei a leitura de um livro que um amigo me presenteou há alguns anos:

"O Quinto Evangelho - A Mensagem do Cristo segundo Tomé".

Um manuscrito em caracteres coptas, foi encontrado em potes de barro por lavradores em 1945, quando escavavam, num cemitério de Nag Hammadi, no Egito. Huberto Rohdem baseado neste manuscrito o trancreveu e acrescentou comentários a cada frase atribuida a Jesus.

Chamou-me a a tenção o item 42: -" Disse Jesus a seus discípulos: Sede transeuntes!"

Viver na consciência da transitoriedade da vida terrestre nos preserva de apegos que trazem sempre como consequência dor e sofrimento quando a vida nos demonstra que em realidade nada no mundo exterior nos pertence.

Usar com desapego tudo o que nos chega as mãos, sabendo sempre que um dia teremos que devolver. Conscientizarmos que nem o próprio corpo é nosso , pois teremos que deixá-lo quando retornarmos ao mundo espiritual. Isso, porém, não nos isenta de sermos bons adminstradores dos bens que nos são entregues durante período em que permanescemos encarnados, e teremos que prestar contas da boa ou má utilização destes bens.

Lembremos sempre que ao partirmos para o mundo espiritual, após deixarmos o corpo de carne, só levaremos conosco os tesouros do coração, as qualidades que houvermos conquistado, como o amor inegoista, a tolerância , a paciência, etc.

Portemo-nos então, como o Mestre nos orientou: "transeuntes" - durante nossa passagem pela vida material - não permitindo criarmos raizes no mundo físico, porque estas serão sempre motivo de sofrimento quando tivermos que partir.

Com amor

Narcí

Nenhum comentário:

Postar um comentário